Doutorado
Theresinha Guimarães Miranda (Coordenadora) |
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador, mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora associado da Universidade Federal da Bahia, membro do conselho estadual de educação do Governo do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, educação inclusiva, formação de professor, deficiência mental e política educacional. |
Alessandra Santana Soares e Barros |
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília - UnB , especialização em Bioética pela Universidade de Brasília - UnB, mestrado em Saúde Coletiva pelo ISC da Universidade Federal da Bahia e doutorado em Ciências Sociais - Antropologia - pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia médica, sociologia da saúde, pessoas deficientes, bioética, saúde do escolar, educação especial, ensino de ciências, educação em saúde e classe hospitalar. É membro da "Red Latinoamericana y del Caribe por el Derecho a la Educación de los niños, niñas y jóvenes hospitalalizados y/o en tratamiento médico", sediada no Chile, e da "Hospital Organisation of Pedagogues in Europe" - HOPE, sediada em Bruxelas. |
Miguel Angel García Bordas |
Possui Graduação em Filosofia e Letras - Universidad Central de Barcelona - UCB (1972), Doutorado em Filosofia - Universidad Complutense de Madrid - UCM (1976), Pos-Doutorado em Sociosemiótica na Universidade Autonoma de Barcelona - UAB (1993). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal da Bahia FACED/UFBA e trabalha com temas relacionados à formação de professores focalizando questões de construção de conhecimento, matrizes da linguagem e do pensamento e formas de convivência, valores e princípios estéticos e morais, como lugares e não lugares, territórios e ideologias em diversas culturas que constituem os imaginários sociais existentes. Pesquisa também as relações entre educação e práxis nos processos de (des) qualificação social, simbólica e material das políticas assistenciais e as novas formas de construção e institucionalização da pobreza e exclusão no III Milênio. |
Félix Marcial Díaz-Rodríguez |
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidad Pedagógica Enrique José Varona, graduação em Psicologia (Bacharelado) - Universidad de La Habana, mestrado em Educação Especial pelo Centro de Referencia Latinoamericano para La Educación Especial e doutorado em Ciências Pedagógicas pela Universidade Pedagógica Enrique José Varona. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência docente superior, investigativa e clínica nas áreas de Psicologia (Geral, Aprendizagem, Idades, Educacional, Clinica, Psicofisiologia, Neuropsicologia, Teorias e Sistemas, Escola Socio-histórica Cultural, etc.) e Educação Especial (Fundamentos Gerais, Avaliação e Diagnóstico, Psicologia Especial, Psicopedagogia, Transtornos da Aprendizagem, Transtornos Comportamentais, etc.). |
Iara Maria Campelo Lima |
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe, mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na educação inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor, educação especial, educação inclusiva, alfabetização, literatura infantil, Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. |
Rita de Cácia Santos Souza |
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Atualmente é professora da rede pública estadual em Aracaju-Sergipe onde atua como professora na Educação Infantil e da Faculdade Atlântico na formação de professores nos cursos de pedagogia e letras e em cursos de pós-graduação, consultora e pesquisadora da Associação Recreativa e Cultural Atlântico - ARCA, membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, membro da Associação Brasileira de Historiadores da Educação, membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia, membro do grupo de pesquisa em História das Práticas Educacionais da UNIT e do Núcleo de Inclusão Escolar da UFS. Tem experiência da Educação Infantil a pós-graduação com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, atuando e publicando principalmente nos seguintes temas: educação, história da educação, educação especial, educação inclusiva escolar, tecnologias assistivas, pesquisa em educação, alfabetização, aprendizagem, formação de professores, saberes e práticas escolares, políticas públicas, cultura e diversidade. |
Roberto Sanches Rabêllo |
Licenciado em História, Bacharel em Artes Cênicas, Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Docente da Faculdade de Educação da UFBA (Graduação e Pós-Graduação), desenvolve pesquisa na área do Ensino de arte e atendimento ao aluno com deficiência visual na rede estadual de ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teatro Educação e Necessidades Educacionais Especiais, atuando principalmente com os seguintes temas: Arte Educação, Teatro Educação, Educação Inclusiva, Deficiência Visual, Educação Especial, Educação e Ludicidade, Dimensão Estética da Educação e Cultura Afrobaiana. |
Susana Couto Pimentel |
Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007), mestrado em Educação Especial pelo convênio Universidade Estadual de Feira de Santana/BA e Centro de Referência Latinoamericano para Educação Especial/Cuba (2002), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1995) e graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1988). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia lecionando a matéria Psicologia da Educação. Tem experiência na área de Educação abordando temas como: educação especial e inclusiva, mediação pedagógica, síndrome de down, psicologia da educação, alfabetização e processos de ensino e aprendizagem. |
Teófilo Alves Galvão Filho |
Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Informática na Educação e engenheiro. É professor no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e pesquisador do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq "Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais" (GEINE/PPGE/UFBA). Atualmente realiza o Pós-Doutorado na Universidade Federal da Bahia com o apoio da CAPES (Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/CAPES). Tem atuado como consultor nas áreas de Tecnologia Assistiva e de Educação Inclusiva. É membro do Comitê de Ajudas Técnicas da Presidência da República (Secretaria Especial dos Direitos Humanos, SEDH/PR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, trabalhando principalmente com os seguintes temas: educação inclusiva, informática na educação, tecnologia assistiva / ajudas técnicas e telemática na educação. |
Thereza Cristina Bastos Costa de Oliveira |
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia- UFBA; Especialização em Supervisão Escolar pela UFBA; Especialização em Orientação Educacional pela UFBA; Especialização em Administração Pública pela Universidade Estadual de Feira de Santana; Especialização em Educação Especial na área de surdez pela Universidade do Estado da Bahia; Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia; Professora especializada do Centro de Educação Especial da Bahia. É Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia do Centro de Formação de Professores (Campus de Amargosa- Bahia). Tem experiência em Psicanálise Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, psicanálise e educação. |